quarta-feira, 10 de março de 2010

Entrevista com a Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, Maria Helena Santos Serra

  Maria Helena David de Abreu dos Santos Serra nasceu no Huambo (Angola), há 79 anos. Casada, é mãe de sete filhos. Aos sete anos, juntamente com os irmãos, partiu para Portugal para poder continuar os estudos. Frequentou o 1.º ano, do curso de Românicas, na Universidade de Coimbra. Após o 25 de Abril de 74, foi tesoureira da Junta de Freguesia de Albufeira e vereadora com atribuição da vice-presidência da Câmara Municipal de Albufeira, durante seis meses. Actualmente é Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira.


Entre Vistas - Quando é que iniciou funções como provedora na Santa Casa de Albufeira?
Maria Helena Serra – Há 32 anos, no dia 28 de Maio.
Entre Vistas - Quais são as funções de um provedor?
Maria Helena Serra – As funções de Provedor são supervisionar toda a instituição, tentar dar um bom ambiente de trabalho a quem nela labuta, receber todos os que nos procuram e tentar remediar os males que nos são propostos. Numa Misericórdia ninguém nos procura para nos dizer que lhe saiu a sorte grande ou que vive muito feliz. Quem nos procura são pessoas que têm algum sofrimento ou alguma carência. Nós procuramos ser a resposta para todos os problemas humanos que nos apareçam.
Entre Vistas - Quais são as actividades realizadas pela Santa Casa da Misericórdia de Albufeira?
Maria Helena Serra – São muitas…vão sendo realizadas graças ao esforço da provedora e de todos os elementos que aqui colaboram, e que são muitos, vão podendo responder. Temos um lar de 3.ª idade, um lar de jovens, um lar da 1.ª Infância, um lar para doentes mentais, em Paderne, o lar de S. Vicente para doentes debilitados fisicamente e mentalmente, a creche-infantário da Guia, a creche-infantário Quinta dos Pardais, a creche-infantário Arco-Íris, a Casa da Esperança, para doentes de SIDA e os sem abrigo, a Casa da Cegonha que recebe as mães solteiras e as mulheres vítimas de mal tratos, a empresa de inserção social “Jasmim”, que procura dar resposta ao 1.º emprego e a desempregados de longa duração, a escola profissional para pessoas portadoras de deficiência, a empresa “Tapete Mágico”, uma cooperativa de cinco pessoas com deficiência, que trabalham manualmente com teares, o CNO – Centro de Novas Oportunidades, na escola Bússola, onde cerca de 400 pessoas tentam completar as suas habilitações, com o propósito de uma promoção intelectual e social, a empresa “Espaço Verde”, onde se ensina e se fazem trabalhos de jardinagem remunerados, que visa a inserção social e profissional, a Casa da Paz, um espaço sócio-ocupacional para doentes mentais externos que nos procuram para passar o seu dia e ter alguma ocupação, o Jornal “A Candeia”, participamos no Micro-crédito, com um funcionário da Santa Casa, lá destacado, participamos na Comissão de Protecção de Jovens e Crianças, fornecemos apoio domiciliário simples integrado no ADIP. Penso que não me escapa mais nada… o que já não é pouco... temos também anexo à capela, temos um pequeno Museu, onde estão alguns documentos antigos, autênticas preciosidades. Encontra-se lá, um livro, muito interessante, chamado Livro dos Passantes, do século XVIII, onde ficaram registadas as pessoas que pediram ajuda à Misericórdia e onde podemos encontrar pessoas de quase todos os países da Europa. Esta Misericórdia é uma das mais antigas do país, já fez 500 anos. Apesar de ter sido uma Misericórdia pobre sempre aceitou ser remédio para quem a procurava.
Entre Vistas - Que tipo de auxílios presta a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira?
Maria Helena Serra – A Santa Casa da Misericórdia de Albufeira procura dar resposta a todas as situações de infelicidade que atinjam as pessoas, procuramos diminuir e se possível apagar completamente todo o sofrimento humano.
Entre Vistas - Quem é que a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira apoia? Quantas pessoas são apoiadas?
Maria Helena Serra – Todos as pessoas que precisam das valências anteriormente enumeradas. Por dia, nós servimos uma média de 500 pessoas.
Entre Vistas - Como é que sente quando ajuda as pessoas?
Maria Helena Serra – Sinto uma enorme felicidade quando consigo resolver os problemas que me são colocados. Chego a perguntar-me, se me sinto feliz porque consegui resolver o problema ou se porque resolvi o problema da pessoa.
Entre Vistas - É difícil lidar com os problemas do dia-a-dia?
Maria Helena Serra – É muito difícil. Lidar com problemas humanos não é a mesma coisa do que lidar com pacotes de açúcar bolos ou café.
Entre Vistas - Quais são os projectos para o futuro da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira?
Maria Helena Serra – Os projectos são muitos, só que, infelizmente, o dinheiro não é nenhum… Nem sequer posso dizer que é pouco… Simplesmente, não existe dinheiro para se poder avançar para novos projectos. Tenho avançado com a força da fé que tenho. Sou uma mulher Cristã, com muita fé. Eu não digo Católica, digo Cristã. Cristão engloba tudo. A Santa Casa não tem opiniões políticas nem religiosas. Eu sou uma mulher com muita fé. Acredito que Deus não dorme. Está sempre acordado e virá em nossa ajuda. Tenho a esperança de colocar em funcionamento o velho hospital com cuidados continuados para os mais pobres.
Entre Vistas - Quando é que pensa abandonar o cargo de provedora?
Maria Helena Serra – Estará para breve porque a minha saúde já não é muita. A minha condição física já não me permite fazer tudo aquilo que eu pretendo, posso e devo fazer.
Entre Vistas - Qual é o seu maior sonho?
Maria Helena Serra – O meu maior sonho é de que, quem me suceder não deixe morrer a obra começada.

Maria Helena Santos Serra ao Raio X
Entre Vistas - Um brinquedo preferido?
Maria Helena Serra – Uma bola.
Entre Vistas - Música preferida?
Maria Helena Serra – Do compositor Chopin.
Entre Vistas - Livro que mais gostou de ler?
Maria Helena Serra – A Bíblia Sagrada.
Entre Vistas - O filme da sua vida?
Maria Helena Serra – Não tenho só um filme na minha vida. Tenho muitos filmes. Mas, há um que gostaria de destacar “O Carteiro”, de Pablo Neruda.
Entre Vistas - Prato de comida favorito?
Maria Helena Serra – Sopa.
Entre Vistas - Estação do ano preferida?
Maria Helena Serra – A Primavera.
Entre Vistas - Um dia especial?
Maria Helena Serra – O dia de Natal.
Entre Vistas - O que mais detesta?
Maria Helena Serra – A inveja, o cinismo e a mentira.
Entre Vistas - O que mais lhe dá prazer?
Maria Helena Serra – A verdade, a solidariedade e a paz entre todos
Entre Vistas - Um desejo?
Maria Helena Serra – Que o mundo se transforme num lugar de paz e de convívio, em que todos possamos ser de facto irmãos, como é o desejo e o sonho de uma grande maioria. Não é preciso sermos iguais é preciso é sermos irmãos.
Entrevista conduzida por Cristiana Ninhos e Miguel Correia
Guião da entrevista - produção colectiva 6.º D (2009/10)

3 comentários:

  1. Para mim é uma honra comentar esta entrevista. A Dona Helena Serra foi uma das pessoas mais especiais que já encontrei na minha vida. É uma Amiga verdadeira que estende sempre a mão a quem precisa. Eu senti a sua bondade, quando fui viver para Albufeira. Fui Educadora de Infância no Jardim de Infância "Arco-Íris" e durante 5 anos - os melhores de sempre! Por mais que escreva sobre a sua pessoa, nunca será suficiente!

    ResponderEliminar
  2. Para mim tanbém é uma honra dizer que esta velha é uma FARSA . Eu vivi a realidade da santa casa da mesericordia ,falar da boca para fora é fácil mas descrever viver a realidade é mais dificil . Matem-se cralh

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde,
    Gostei desta entrevista e conheço a Provedora. Trabalhei durante 9 meses na Santa Casa com os Jovens o que foi uma experiência mais do que gratificante. "Entendo" o comentário anterior pois quem vive a realidade, quem está a vivenciar a situação nem sempre entende os nossos gestos, as nossas palavras, os nossoa actos...
    Obrigada D. Helena por me permitir dar todo o meu afecto e positivismo aos seus utentes. Dar afecto não significa ser pouco profissional, antes pelo contrário, mas por vezes as pessoas olham ao que é pequeno e não ao bem estar social. até sempre, psicóloga Teresa Lima

    ResponderEliminar