quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Entrevista ao artista plástico António Bota Filipe

António Bota Filipe nasceu há 78 anos e é um Coronel do exército na reforma. Nos anos oitenta, decidiu dedicar-se ao estudo das artes plásticas e da arquitectura. Em Abril de 1993, juntamente com a esposa, num terreno de três hectares que pertencia à sua avó Josefa, iniciou a construção do ZEFA - a Cidade da Arte, o maior centro de arte contemporânea privado em Portugal, no Sítio das Pereiras, em Almancil, constituído por vários edifícios e onde se pode ver artes plásticas, arquitectura, urbanismo e ambiente, tudo no mesmo espaço. É um local privado, mas ao mesmo tempo público, pois qualquer pessoa pode visitar o ZEFA. Totalmente financiado pelo casal, o centro ZEFA não teve qualquer apoio do Estado, nem qualquer apoio de mecenato privado. É neste espaço que António Bota Filipe expõe as suas criações artísticas.


Entre Vistas - Como é que nasceu a ideia da criação e construção deste parque?
António Bota Filipe - Por influência de um professor que eu tive de Matemática, Cálculo Comercial e Físico-químicas. Em todas as aulas, ele dedicava um quarto de hora à cultura. Isso marcou-me muito… eu gostaria também de poder marcar os outros. A arte é tão emocionante que vale a pena trabalhar, neste centro, para permitir que os alunos venham aqui completar os conhecimentos que adquiriram na escola. Esse professor apanhei-o no instituto comercial, na escola Tomás Cabreira.
Entre Vistas - Como define o ZEFA?
António Bota Filipe - Uma cidade contemporânea para exemplo das escolas. Este centro chama-se ZEFA em homenagem à minha avó que era a dona destes terrenos. Ela chamava-se Gertudes Josefa e daí vem o nome deste centro ZEFA.
Entre Vistas - Qual foi o percurso de vida do ZEFA?
António Bota Filipe - As primeiras obras começaram em Fevereiro de 1993. Comigo, como servente de pedreiro, e dois pedreiros fizemos esta obra. Com excepção da última peça, porque eu parti uma mão.
Entre Vistas - Considera que este Parque está concluído?
António Bota Filipe - Este parque não está concluído porque faltam os alunos e as escolas interessarem-se por isto. Ele só se completa quando as escolas cá vierem. Em termos de arquitectura e de espaços ele está concluído. Ele foi construído para usufruto dos alunos. Eu não estou muito interessado no turismo.
Entre Vistas - Quais são os projectos futuros para o ZEFA?
António Bota Filipe - Em Julho, fazer uma grande exposição e só convidar as escolas.
Entre Vistas - Qual é o sonho que gostaria de realizar mas ainda não teve oportunidade de concretizar?
António Bota Filipe - Era ter a capacidade física e material para poder, todos os dias, ter a visita guiada de uma escola.
Entre Vistas - Se pudesse recuar uns anos, o que mudaria na sua vida?
António Bota Filipe - Eu não mudava nada na minha vida. Estou satisfeito com a vida que tive. Talvez acabar mais cedo a minha vida. Acho que depois de uma certa idade a vida é chata.
Entre Vistas - Através do nosso Blogue que mensagem gostaria de enviar aos jovens portugueses?
António Bota Filipe - Gostaria de lhes dizer para que não sejam conservadores… sejam diferentes uns dos outros, para que o social evolua.

António Bota Filipe ao Raio X

Entre Vistas - Desporto preferido?
António Bota Filipe - Windsurf.
Entre Vistas - Local preferido para passar férias?
António Bota Filipe - Praia do Barril.
Entre Vistas - Cidade portuguesa preferida?
António Bota Filipe - Lisboa.
Entre Vistas - País que mais gostou de visitar?
António Bota Filipe - Estados Unidos da América… sobretudo Nova Iorque.
Entre Vistas - Prato de comida favorito?
António Bota Filipe - Açorda com peixe assado ou com sardinhas.
Entre Vistas - Estação do ano preferida?
António Bota Filipe - Primavera/Verão.
Entre Vistas - Animal de estimação?
António Bota Filipe - O cão.
Entre Vistas - Música preferida?
António Bota Filipe - “A Estrela da Tarde” do Carlos do Carmo… tenho uma história com essa estrela da tarde.
Entre Vistas - Livro que mais gostou de ler?
António Bota Filipe - “Como conseguir amigos” .
Entre Vistas- Artista plástico favorito?
António Bota Filipe - Júlio Pomar e Cabrita Reis.
Entre Vistas - Cor preferida?
António Bota Filipe - O Arco-Íris.
Entre Vistas - Maior virtude?
António Bota Filipe - Ser solidário.
Entre Vistas - Maior defeito
António Bota Filipe ? A teimosia.
Entre Vistas - O que mais detesta?
António Bota Filipe - A estupidez… o ser conservador.
Entre Vistas - O que mais lhe dá prazer?
António Bota Filipe - Ir à praia passear… estar em contacto com o mar. Eu gosto mais do mar do que do  campo. Quando o mar está bravo é fantástico. O mar traz-me outras sensações… o movimento, as ondas e a espuma… tudo aquilo envolve as pessoas. Começo logo a pensar nos barcos que andaram por aí a fora e a criar um mundo no meu imaginário.

Entrevista conduzida por Larisa Sas e Daniel Pereira
Guião da entrevista - produção colectiva 6ºA (2009/10)

Sem comentários:

Enviar um comentário