terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Entrevista ao violinista Laurentiu Simões Zapciroiu

      Laurentiu Simões Zapciroiu nasceu há 32 anos em Bucareste, na Roménia. É casado com uma portuguesa e vive há nove anos em Portugal. Na Roménia, colaborou com várias orquestras (Orquestra Sinfonia Bucareste, Orquestra Giurgiu, Orquestra Marea Neagra, Filarmonica do Estado "George Enescu", Orquestra Sinfónica da "Fundação Sergiu Celibidache"). Em Portugal, colaborou com as orquestras do Norte, das Beiras, da Madeira e Metropolitana, participou, ainda, no quarteto de cordas "Lusitano", como segundo violino. Em 2005, entrou para a Orquestra do Algarve como violino tutti e em 2007 iniciou o ensino de violino no Conservatório Regional de Vila Real de Sto. António.


Entre Vistas - Quando é que decidiu ser músico?
Laurentiu S. Zapciroiu - Não fui eu que decidi. Os meus pais colocaram-me numa escola de música. Comecei a aprender e a estudar música aos sete anos. Interessei-me, cada vez mais, pelo estudo do violino. Mais tarde, continuei os meus estudos na Academia Nacional de Música, em Bucareste. Depois, fui convidado para integrar orquestras e acabei por optar por uma profissão ligada à música.
Entre Vistas - O que é que é necessário para se ser instrumentista profissional?
Laurentiu S. Zapciroiu – Em primeiro lugar gostar de música, ter uma boa formação, ter um grande espírito de sacrifício para dedicar muitas horas ao trabalho com o seu instrumento, ser competente e finalmente ter uma pontinha de sorte.
Entre Vistas - É difícil ser músico em Portugal?
Laurentiu S. Zapciroiu – Essa é uma pergunta difícil. Não é fácil, mas quando o músico é competente também não é difícil. Para os bons músicos vai havendo trabalho.
Entre Vistas - Em que orquestras gostou mais de tocar?
Laurentiu S. Zapciroiu – Gostei de tocar em todas as orquestras. Gostei muito de tocar nas orquestras do meu país, a Roménia. Mas, também gosto muito de tocar na Orquestra do Algarve, já cá estou há nove anos, e estou muito feliz.
Entre Vistas - Qual foi para si o melhor local onde actuou? E o melhor público?
Laurentiu S. Zapciroiu – Eu gostei, sempre, de todos os países por onde passei. Já passei por vários, a Roménia, a Alemanha, a República Checa, a Áustria, a Itália, Portugal. Os públicos são diferentes assim como as orquestras e a música que se toca. Uns ficam mais emocionados e vibram mais, mas tudo depende do tipo de espectáculo. Eu gosto muito de tocar, por isso, gosto de ter público. Cada público responde consoante o reportório.
Entre Vistas - Quanto tempo demora a preparação de um concerto?
Laurentiu S. Zapciroiu - O tempo de ensaios depende muito das peças que vamos tocar, dos músicos e das orquestras com que vamos tocar. Normalmente, a preparação de um concerto demora dois dias de ensaio. Os ensaios realizam-se de manhã e de tarde. Quando os músicos e as orquestras são bons o tempo de ensaio é menor.
Entre Vistas - Em Portugal, os músicos são bem pagos?
Laurentiu S. Zapciroiu – Depende, os que estão nas boas orquestras são razoavelmente pagos. Poderiam ser melhor pagos, mas em comparação com as outras pessoas, em Portugal são bem pagos.
Entre Vistas - Qual é a melhor idade para se iniciar na música?
Laurentiu S. Zapciroiu - O mais cedo possível, quanto mais novo melhor. Mas, também não há uma idade máxima. Eu sou professor de música e, apesar de ter alunos a iniciarem aos dez anos, acho que ainda vão a tempo de se tornarem bons músicos. Mas, se gostarem de música, devem começar o mais cedo a aprender e a conhecer os instrumentos. Sou da opinião que, se deve iniciar a aprendizagem da música através do piano ou do violino.
Entre Vistas - Que conselhos daria a um jovem que quer ser músico?
Laurentiu S. Zapciroiu – Procurem uma escola de música ou um conservatório, perto do vosso local de residência. Escolham um instrumento musical que gostem de tocar. Experimentem vários instrumento até terem a certeza de qual é o instrumento que querem aprender. Depois, invistam muito no estudo e no trabalho com esse instrumento. É preciso muita dedicação e muito trabalho para nos tornarmos num bom músico.

Laurentiu Zapciroiu ao raio X

Entre Vistas - Livro que mais gostou de ler?
Laurentiu S. Zapciroiu – Agora, não me recordo de nenhum. Ultimamente, não tenho tido tempo para ler. Eu gosto de ler um livro de uma só vez. E, tenho tido muito pouco tempo para dedicar à leitura
Entre Vistas - O filme da sua vida?
Laurentiu S. Zapciroiu - Já não me lembro da última vez que vi um filme. O tempo livre que tenho, gosto de o passar com a família.
Entre Vistas - Música preferida?
Laurentiu S. Zapciroiu - Gosto de todo o tipo de música, desde que seja boa e bem tocada. Posso ouvir música clássica, pop , rock…
Entre Vistas - Cidade portuguesa preferida?
Laurentiu S. Zapciroiu - Eu gosto muito de viver em Faro, mas também gosto de todo o Algarve… Lisboa também é uma cidade muito bonita.
Entre Vistas - Cor preferida?
Laurentiu S. Zapciroiu - Não tenho nenhuma cor preferida. Gosto de todas as cores sem excepção.
Entre Vistas - País que mais gostou de visitar?
Laurentiu S. Zapciroiu – Gostei muito de todos. Mas, Itália e Suíça foram os países que gostei mais de visitar. São diferentes, mas bastante atractivos.
Entre Vistas - Um dia especial?
Laurentiu S. Zapciroiu - O do meu aniversário, o aniversário da minha filha e o dia do meu casamento.
Entre Vistas - Maior Virtude?
Laurentiu S. Zapciroiu - Ser honesto.
Entre Vistas - Maior defeito?
Laurentiu S. Zapciroiu - Ser chato… Sou muito perfeccionista.
Entre Vistas - O que mais detesta?
Laurentiu S. Zapciroiu - A mentira.
Entre Vistas - O que mais lhe dá prazer?
Laurentiu S. Zapciroiu - Estar com a família e trabalhar no que gosto.
Entre Vistas - Um desejo?
Laurentiu S. Zapciroiu - Um mundo melhor, em paz e que as crises terminem.

Entrevista conduzida por Andreia Silva, Gabriel Várzea e Shalana West
Guião da entrevista - produção colectiva 6ºA (2009/10)