segunda-feira, 5 de maio de 2008

Entrevista ao presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Jorge Desidério Silva


Entre Vistas - O que é que o levou a escolher a política?
Desidério Silva – Eu não posso dizer que escolhi a política. A política foi uma consequência natural da minha actividade associativa. Estive muitos anos no movimento associativo, nas associações de pais. Houve pessoas que entenderam que o trabalho que eu estava a fazer poderia ser valorizado pela política. então, foi convidado para entrar na política, para dar continuidade ao trabalho que já vinha a fazer nas associações. Não foi uma escolha minha, mas sim, foi escolhido por algumas pessoas que entenderam que eu podia produzir alguma coisa na política.
Entre Vistas - O que é que o levou a candidata-se a Presidente da Câmara?
Desidério Silva – Depois de estar alguns anos na política e ter passado por alguns cargos, fui secretário da Junta de Freguesia de Albufeira, concorri numa lista à câmara, fui eleito vereador, onde estive aqui a trabalhar na Câmara a tempo inteiro, surgiu a hipótese da minha candidatura. Um grupo grande de pessoas entendeu que eu me devia candidatar. O que, também, me levou a candidatar foi o resultado do trabalho que eu fui fazendo em prol do município e depois de ouvir algumas pessoas que entenderam que era importante a minha candidatura.
Entre Vistas – O que acha a sua família do facto de ser político?
Desidério Silva – Agora, é um pouco diferente. Há uns anos atrás, eles achavam que era muito complicado, porque a vida de político é uma vida de entrega 24 horas por dia, em que a família é desvalorizada face aos nossos compromissos e às nossas obrigações, o que leva a algum abandono e a algum desacompanhamento. Actualmente, penso que essa situação, já está resolvida e a minha família já tem uma visão diferente da que tinha, há alguns anos atrás. Já perceberam qual é o sentido de ser político, quais são as funções e o papel do presidente da Câmara e já aceitam esse sacrifício em prol do município.










Jorge Desidério Silva ao Raio X
Entre Vistas - Desporto preferido?
Desidério Silva - Gosto muito de desporto, até porque tenho o pelouro do desporto. Gosto do desporto de uma forma global, abrangente. Mas, aquele que eu acompanho mais é o futebol. Também gosto muito do basquetebol e do ciclismo.
Entre Vistas - Local preferido para passar férias?
Desidério Silva - Eu não passo muitas férias. Enquanto presidente de Câmara, tenho muitas férias por gozar. Não tenho tempo, devido às obrigações e deveres de presidente de Câmara. Quando tenho alguns dias de férias, às vezes, fico aqui por Albufeira, outras vezes, desloco-me até ao sul de Espanha. Das cidades europeias... gosto muito de Barcelona.
Entre Vistas - Cidade portuguesa preferida?
Desidério Silva - Portuguesa e bonita, sem dúvida, é Albufeira. Se tivesse que escolher outra cidade, escolhia Coimbra porque é simpática, atractiva. Tem umas características especiais de que eu gosto.
Entre Vistas - País que mais gostou de visitar?
Desidério Silva - Há dois países que eu gostei muito de visitar, a Áustria e a Itália.
Entre Vistas - Prato de comida favorito?
Desidério Silva - Peixinho grelhado com salada, peixe aqui do nosso mar de Albufeira.
Entre Vistas - Estação do ano preferida?
Desidério Silva - Pelo muito trabalho que me dá, o Verão.
Entre Vistas - Animal de estimação?
Desidério Silva - Eu gosto muito de cães. Tenho uma cadela que é um espectáculo, chama-se Maggie e tem dez anos. Eu adoro cães.
Entre Vistas - Música preferida?
Desidério Silva - Eu sou do tempo dos Beetles, dos Bee Gees e daquelas músicas que fizeram e continuam a fazer história. Por isso, eu gosto muito das músicas dos anos 60 e 70. Essa música ajudou-me a crescer... a crescer muito.
Entre Vistas - Livro que mais gostou de ler?
Desidério Silva - Gosto muito de livros policiais e de romance. Mas, não tenho nenhum que se destaque.
Entre Vistas - Actor ou actriz favorito?
Desidério Silva - Richard Gere e Harrisson Ford, nos actores e Catherine Zeta-Jones e Jennifer Lopez, nas actrizes.
Entre Vistas - Cor preferida?
Desidério Silva - Eu tenho várias cores preferidas. Gosto muito do verde, porque sou do Sporting, gosto muito do laranja, é a cor da moda, também gosto do azul.
Entre Vistas - Maior Virtude?
Desidério Silva - Isso nunca se pergunta. Mas, procuro ser tolerante, procuro ouvir. Enquanto autarca, pretendo seguir três princípios: ser humilde, ser tolerante e saber ouvir as pessoas.
Entre Vistas - Maior defeito?
Desidério Silva - Entrego-me demasiado às coisas e cuido pouco de mim. Por vezes, prejudica-me fisicamente, surgindo, em certos momentos, algum cansaço.
Entre Vistas - O que mais detesta?
Desidério Silva - A hipocrisia, mentiras, traições. Gosto que as pessoas sejam sinceras e que falem com clareza.
Entre Vistas - O que mais lhe dá prazer?
Desidério Silva - Na minha vida pessoal, é conseguir equilibrar a família com a política. Enquanto autarca, dá-me prazer, poder pensar, propor, avançar com os projectos. E depois, ver as obras concluídas e pô-las ao serviço das pessoas. Dá-me um prazer enorme, passar pelos sítios e ver que estive no princípio daquela obra, que agora está a funcionar e que usufruem dela mil, dois mil, três mil pessoas. É, perceber que contribuímos com decisões que ajudaram a resolver os problemas dos outros. A política é uma entrega aos outros. Não conseguimos resolver todos os problemas, nem tudo, como toda a gente quer. Agora, quando temos a consciência que fizemos as coisas sem privilegiar, nem prejudicar ninguém, isso dá-nos imenso prazer.
Entrevista conduzida por Ana Reis, Filipa Valoroso e Inês Alves
Guião da entrevista - produção colectiva 6ºC (2007/08)